Atendimento de Segunda à Sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Notícia

Unidade de Pesquisa e Validação de Energias Renováveis é inaugurada em Marmeleiro 

Postado em: 22/11/2021


No dia 17 de novembro aconteceu em Marmeleiro inauguração da Unidade de Pesquisa e Validação de Energias Renováveis (Fotovoltaica e Eólica) na propriedade do Sr. Deni Antonio Bertollo, Comunidade KM 15.
O Prefeito Paulo Jair Pilati esteve presente e falou que está honrado e privilegiado em receber uma Unidade de Pesquisa em nosso Município, destacou a importância de estudos a serem realizados para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Parabenizou a família Sr. Deni Antônio Bertollo por dar a oportunidade de tudo isso estar ocorrendo na propriedade dele. 
O Diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento Sidiclei Risso ressaltou a importância da energia renovável, para as propriedades rurais, porque ela é um dos insumos mais caros dentro de uma propriedade, ela é uma solução para o alto custo de energia.
A expectativa é que as unidades de energia solar e eólica repassem informações da viabilidade de cada propriedade e a energia solar ajudara a reduzir o custo de produção de uma casa rural.
Com a estação meteorológica, os técnicos irão acompanhar o clima de nossa região, sendo a primeira unidade de nossa região. 
O projeto foi criado e desenvolvido pela Embrapa e em parceria com outras instituições (EMATER, UNIOESTE, ACEFB, UFFS, UTFPR, CRESOL, AMSOP, UNICAFES, COPAF, ASSESOAR, FETRAF-PR, LAPAR, AGROBEL, IFPR e CAPA).