Marmeleiro protocola pedido de adesão ao SUSAF/PR

Postado em: 28/12/2021

Ainda na sexta-feira, 17 de dezembro, logo após a entrega do certificado do CONSAD ao Frigorífico Krenchinski, o Prefeito Paulo Jair Pilati entregou a Chefe do Núcleo Regional da SEAB (Secretária de Agricultura e do Abastecimento) de Francisco Beltrão Denise Chiapetti Adamchuk a documentação para adesão do município ao SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte).

A documentação com o pedido de adesão ao SUSAF foi enviada a Curitiba para que seja avaliada por uma equipe técnica.

O Susaf/PR corresponde a uma ferramenta mais ágil e responsável por habilitar os estabelecimentos agroindustriais a venderem seus produtos em todo o território estado do Paraná.

Estiveram presentes nessa importante ocasião o Diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento Sidiclei Risso, o Médico Veterinário Municipal Jefeson Scharone Moura e o Presidente do CSA (Conselho de Sanidade Agropecuária) Charles Dalpont.

Contente com a indicação o Prefeito Paulo agradeceu a Denise, a Chefe do Núcleo Regional da SEAB enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pela equipe do Departamento de Agricultura e argumentou “agricultura é uma das prioridades da Administração, sabemos do grande potencial que o município tem e o quanto podemos crescer”.

O Diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento Sidiclei Risso disse “estamos investindo muito na assistência técnica gratuita aos produtores e o ano que vem entrará mais duas cadeias produtivas, a apicultura e gestão de propriedades. Queremos expandir a cadeia de produção, fortalecendo as agroindústrias e fazendo com que o produtor tenha retorno”.

O Médico Veterinário Municipal Jeferson Scharone Moura salientou que o “ departamento de agricultura fomenta a atividade agropecuária e agroindustrial, estamos trabalhando para que os produtores possam atender as exigências sanitárias e com isso melhorar a qualidade da sua produção e comercializar em todo estado”.

De acordo com Denise, o Paraná tem 14 municípios com o SUSAF, desses, 9 municípios são do sudoeste e Marmeleiro poderá ser o 15º. Denise parabenizou o Prefeito e a equipe do Departamento de Agricultura e destacou a possibilidade de mercado da expansão de mercado, “os produtores expandem uma área de comercialização de 15 mil, para 12 milhões em todo estado do Paraná”.

CSA foi pauta da Reunião

Ainda nesta ocasião os participantes também discutiram o papel do CSA (Conselho de Sanidade Agropecuária). A importância do CSA foi relatada, pois as reuniões devem identificar problemas, e procurar alternativas para resolver nas questões fito sanitária, animal e agronômica, pois o CSA também cuidará de doenças e pragas nas lavoras.

A proposta do CSA é envolver e sensibilizar os produtores, para que façam esforço em proteger suas propriedades evitando possíveis barreiras sanitárias com entrada de doenças e tornando agricultura do município mais produtiva. A ideia é que ocorra uma reunião periódica, com uma representação dos setores produtivos, veterinários pessoas, agropecuárias, sindicados, associação de produtores. E que essas informações discutidas e ações cheguem até os produtores.

O Presidente do CSA (Conselho de Sanidade Agropecuária) Charles Dalpont citou “ a prevenção é melhor caminho” e elogiou a competência da equipe da administração “precisamos estar rodeados de pessoas competentes, para fazer” e complementou “o produtor rural é um empreendedor, que deve estar sempre buscando soluções. Precisa ir atrás do seu propósito e a Administração Municipal precisa gerar condições a quem quer empreender e é isso que vem acontecendo. ”

Para finalizar Denise reforçou a presença do estado com um representante da ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) e do DER irão compor esse conselho para ajudar nas discussões e a produtivas.