PROJETO DE CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS

Postado em: 18/01/2022

A Administração Municipal de Marmeleiro através do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Departamento de Agricultura e o Departamento de Saúde, desde o início do ano de 2021, vem trabalhando na elaboração de um projeto de castração de cães e gatos para o município de Marmeleiro. O projeto tem como responsável técnico o médico veterinário Jeferson Scharone Moura registrado na CRMV PR-14115-VP e possui como objetivo inicial atender as demandas de protetores independentes, acumuladores, animais errantes e prioritariamente hipossuficientes financeiramente de acordo com a Lei 13.426/2017.

Além disso, a Administração Municipal recebeu, por meio da emenda impositiva nº 21 e nº 18 do Projeto de Lei 033/2020 da câmara de vereadores, cerca de R$ 12.200,00 para vacinação antirrábica e cerca R$ 12.000,00 para castração de cães e gatos. No dia 08/12/2021, o Conselho Regional de Medicina Veterinária aprovou o projeto de castração municipal. Até o momento, foram encaminhados para castração 04 gatos (01 macho e 03 fêmeas) e 13 cães (09 fêmeas e 04 machos).

A projeção para o ano de 2022 é que o projeto se expanda, uma vez que o Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos reservou parte de seu orçamento anual para poder atender a um maior número de animais. Neste ano também será realizado um censo visando a obtenção do número de animais presentes no município, bem como a identificação e contagem de animais errantes e de animais pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade econômica.

A castração de animais domésticos traz inúmeros benefícios para a saúde do animal. Dentre eles destacam-se a diminuição da superpopulação pela redução de gestações indesejadas e consequentes abandonos; redução no comportamento de cio e prevenção de doenças reprodutivas em fêmeas; redução do risco de enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas como neoplasias e piometra; redução de passeios externos e problemas associados como desenvolvimento de doenças infecciosas contraídas nas ruas, traumas e atropelamentos, intoxicações e maus tratos; prevenção de distúrbios testiculares e epididimários em machos; proteção de doenças progesterona e estrogênio dependentes como pseudociese, hipertrofia mamária felina e estro persistente; auxílio no tratamento de doenças não relacionadas ao sistema reprodutor como diabetes e epilepsia; possível redução de comportamentos indesejados como territorialismo, agressividade e marcação de território.