Prefeito entrega Certificado para Agroindústria de Mel

Postado em: 20/03/2022

Na manhã do dia 17 de março de 2022 o Prefeito de Marmeleiro Paulo Jair Pilati em seu gabinete, fez a entrega do certificado para o proprietário da Agroindústria de Mel senhor Alaor Cristiani e sua filha Marianne Cristiani.

A conquista do certificado do SIM pela Agroindústria de Mel situado na comunidade do Rio Quibebe, que passa da informalidade para a formalidade e dá oportunidade de vender seus produtos “Mel Mani” em outras regiões do estado do Paraná.

Participaram da solenidade de entrega do certificado o médico veterinário e coordenador do SIM - Serviço do Inspeção Municipal Jeferson Scharone Moura e o Diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento Sidiclei Risso.

O Prefeito Paulo comentou: “Esse é um momento de grande satisfação, fico feliz de participar dessa conquista. Estamos trabalhando muito em diversos setores para obter bons resultados a médio e longo prazo”. O Prefeito ainda destacou que é possível empreender no interior, ter qualidade de vida e que ficava feliz ver propriedades sendo administrada ou parcialmente administrada por jovens. Referindo-se a presença de Marianne Cristiani filha do proprietário, que é Arquiteta, mas também ajuda na agroindústria trabalhando com a família. O Prefeito finalizou enaltecendo o trabalho dos profissionais do Departamento de Agricultura nesta grande conquista.

Os proprietários Alaor e Marianne Cristiani elogiaram e agradeceram dizendo: “o departamento de agricultura em especial o Jeferson, houve muito trabalho e dedicação, e nos orientou detalhando todos os passos”.  Contaram um pouco da história, Alaor superou o medo de abelha, produzia mel a há 4 anos, “a ideia de montar a agroindústria surgiu o ano passado. E com os investimentos realizados o objetivo é agregar valor e vender cada vez mais em todo o comércio”.

Contaram que possuem uma produção anual com média de 10 toneladas, e uma variedade de mel de produzido por abelhas de 5 espécies diferentes, uma delas de abelha sem ferrão um mel raro. E que os produtos da “Mel Mani” podem ser encontrados para consumo em potes de 250g, 500g e 1Kg.

O coordenador do SIM - Serviço do Inspeção Municipal Jeferson Scharone Moura lembrou: “Começo do empreendedorismo não é fácil, esse processo começou há quase dois anos, não é algo imediato, nesse tempo tivemos avalição do projeto, terreno e fizemos todo levantamento da documentação necessária, orientamos e acompanhamos o processo”. E afirmou: “na administração pública precisamos seguir normas e princípios tudo dentro da legalidade, não existe vontade pessoal, só podemos fazer aquilo que é permitido pela lei, dentro disso vamos adequando as normas legais”. E concluiu desejando sorte e prosperidade aos proprietários da agroindústria.

O Diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento exaltou o empreendedorismo da família e frisou “esse é um ótimo projeto para servir de exemplo para outras cadeias produtivas no município. Pois é necessário iniciar o processo certo, são muitos fatores envolvidos, para acontecer projetos assim é preciso que o empreendedor disposto e a orientação certa”. E também citou “as cadeias de: Ovinos e Caprinos, Hortifrúti, Leite, Gado de Corte, Agricultura, todos esses programas comandados pela equipe técnica, pautados pela lei e conhecimento técnico. Mas iniciativa do empreendedor é fundamental para o projeto sair do papel”.

De acordo com Sidi a ideia é trazer os outros apicultores do município para fazerem um dia de campo para conhecerem a agroindústria, expor os custos, mostrar os serviços e formas para sair da informalidade e assim profissionalizar a cadeia produtiva. Segundo ele “precisamos transformar esses produtos dentro das propriedades, estimulando as agroindústrias dentro das propriedades para que o lucro maior fique com o produtor. Pois o caminho para aumentar lucratividade com na produção é agregar valor, com um produto regional com a cara da região, e que essa marca vá direto ao consumidor, eliminando intermediários”. E concluiu “Marmeleiro vem sendo referência no serviço técnico de inspeção municipal em todas as modalidades de inspeção, aderindo a SUSAF, Consórcio Interestadual CONSAD e SISBI, com isso Marmeleiro oferece aos consumidores produtos de qualidade, inspecionados e com certificação. Isso tudo favorece o consumo dando mais segurança aos consumidores e trazendo mais benefícios a saúde”.