Departamento Municipal de Assistência Social e CRAS realiza palestra sobre combate ao abuso e à exploração sexual infantil

Postado em: 20/05/2022

Dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. A Campanha Maio Laranja, do Governo Federal, busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

A cada hora três crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% têm entre 1 a 5 anos de idade.
Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.

Segundo as estatísticas do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MMFDH), somente em 2022, até o dia 13 de maio, foram contabilizados 53,8 mil registros de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Destas, 7,1 mil são de violência sexual. Os números revelam ainda que a maioria das violações ocorrem na casa onde residem a vítima e o suspeito (28,4 mil).

O Município de Marmeleiro, através do Departamento Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS realizaram no dia 19 de maio um evento para as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e alunos da rede de ensino Estadual, do período matutino e vespertino. O Palestrante John Robert, formado em História trouxe um momento de reflexão aos participantes, com o tema “Superando os desafios dessa fase”, o qual aborda assuntos como: Respeito, escola, vida social, drogas, bullying, família, automutilação, saúde mental e sonhos.

Abuso e Exploração Sexual de
Crianças e Adolescentes é crime!
Denuncie. Disque 100.

A luta é de todos nós. São as nossas crianças. É o nosso futuro.