Atendimento de Segunda à Sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Notícia

Assistência Social de Marmeleiro, através do CRAS desenvolve oficina de jardinagem Básica e de Horta Doméstica

Postado em: 13/07/2022


A Assistência Social do Município de Marmeleiro, através do CRAS, vem desenvolvendo desde setembro de 2021, oficinas itinerantes de Jardinagem Básica e de Horta Doméstica, desenvolvidos pela Engenheira Agrônoma Jhuly Caroline Biava, junto aos usuários de Políticas Públicas de Assistência Social – Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, que recebem orientações de manejo e condução de espécies para jardinagem e horta – preparo de solo, tratos culturais, adubação orgânica, técnicas de plantios, controle de ervas daninhas, e demais informações necessárias para a conservação do local cultivado. As oficinas foram realizadas pela engenheira agrônoma Jhuly Caroline Biava e acompanhadas pela Gestora de Assistência Social Marizete K. Olinquevez e a Técnica Assistente Social Anne e por diversas vezes tiveram a participação da Primeira Dama, Sra. Rita Pilatti.

Entre muitas atividades desenvolvidas, tiveram destaque a oficina de Kokedama, os jardins individuais, a horta comunitária do Distrito de Alto São Matheus e principalmente as oficinas de compostagem desenvolvidas em conjunto com o CRAS e o Rotary Club de Marmeleiro, onde além de participar da oficina, cada participante recebeu uma composteira doméstica gentilmente confeccionadas e doadas pelo Rotary Marmeleiro. Dessa forma, as famílias agora podem produzir seu próprio adubo orgânico, diminuindo assim o volume de lixo que seria destinado para a coleta feita pelo município.

A partir do tratamento de resíduos realizados na composteira doméstica em baldes, o material orgânico começa a se decompor e então é possível gerar duas formas de adubo: o biofertilizante líquido (chorume) e o substrato ou terra vegetal (que é o resíduo sólido). A composteira em baldes é muito interessante, pois permite separar os resíduos sólidos e líquidos, tornando possível o aproveitamento das duas formas de adubo (o substrato e o biofertilizante), sendo que ambas formas são altamente eficientes e com elevado teor de nutrientes para nutrir as plantas. 

A engenheira agrônoma Jhuly Caroline Biava, lembra que a composteira doméstica “é uma prática sustentável que visa reduzir o volume de lixo orgânico e gerar adubo de ótima qualidade, contribuindo com a preservação do meio ambiente e na construção de um mundo melhor”. Precisamos nos conscientizar de que o nosso “lixo” é de nossa responsabilidade!

Galeria de Fotos: