Atendimento de Segunda à Sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Notícia

Departamento de Agricultura inicia a entrega de Calcário para produtores rurais

Postado em: 19/07/2022


Neste mês de julho o Departamento de Agricultura e Abastecimento iniciou as entregas de calcário aos agricultores inscritos no programa de correção e conservação de solo, no qual serão beneficiados aproximadamente 120 produtores rurais, correspondendo no total de 1.200 toneladas de calcário entregue (10 toneladas por agricultor beneficiado dentro dos critérios exigidos para o enquadramento).

Os engenheiro agrônomos Douglas Bressiani e Laures Cieslik realizaram a coleta de solo nas propriedades para realizar análise, orientando os agricultores sobre a melhor forma da calagem e também sobre manejo e práticas de conservação de solo e da água, como evitar processos erosivos, descompactação das áreas produtivas e como manter a fertilidade do solo.

A calagem é uma etapa do preparo do solo para o cultivo agrícola, onde adição do calcário no solo de forma correta, tem a função de adequar o pH da solução do solo, redução da acidez do solo, anular os efeitos tóxico do alumínio e manganês, fornecimento de cálcio e magnésio para o solo, contribuindo no desenvolvimento radicular e na absorção de nutrientes pela planta, melhorando a produtividade da cultura.

O Diretor do Departamento de Agricultura Sidiclei Risso explica “tanto análise de solo quanto o calcário, são totalmente gratuitos, sendo de recursos próprios, onde o investimento nesta etapa será de aproximadamente de 250 mil reais”.

De acordo com Sidiclei “esta é a segunda parcela de agricultores atendidos durante a gestão da Administração atual, correspondendo em torno de 230 produtores rurais beneficiados”. Também salienta “finalizando a entrega de calcário nos próximos dias, já será aberto as inscrições para a terceira etapa, onde a próxima entrega ocorrerá na entressafra do ano de 2023”.