Prefeito e Vice entregam ao Governador o Projeto de Duplicação da PR-180

Postado em: 23/05/2023

Na manhã desta terça-feira dia 23 de maio de 2023, o Prefeito de Marmeleiro Paulo Jair Pilati e o Vice Giovani Tolotti estiveram no Palácio do Iguaçu em Curitiba, para fazer a entrega oficial do Projeto de Duplicação da PR-180 ao Governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Na ocasião estiveram acompanhando o Prefeito e o Vice, o Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná Deputado Estadual Ademar Traiano, a Deputada Federal Leandre Dalponte, o Diretor do Departamento de Finanças e Presidente da ACIMAR Vandré Signori e o Assessor Jurídico Fernando Carneiro.

O Projeto de Duplicação da PR-180 foi entregue através de uma doação da sociedade organizada ao Governo do Estado, pois os trâmiteis legais impedem que um projeto para uma obra estadual seja fornecido pelo município.

Todo o projeto foi desenvolvido pela empresa contratada “Oeste engenharia” e paga por meio de uma divisão de custos entre um grupo de empresários do município e instituições regionais no valor total de R$ 150.000,00 (Cento e Cinquenta Mil Reais).

A obra da duplicação da PR-180 será um projeto histórico para Marmeleiro e região como destacou o Prefeito Paulo “vai trazer benefícios a todos que trafegam, proporcionando mais segurança e agilidade, impactando diretamente na qualidade de vida de centenas de trabalhadores que transitam diariamente nessa rodovia”.

De acordo com números computados sobre trafegabilidade de veículos em Marmeleiro no mês de julho de 2022, no pardal próximo a MTA, foram registrados:  379 mil automóveis, 77 mil caminhões, totalizando 456 mil veículos mês.

A duplicação deverá ser a maior obra já realizada dentro do município, no qual o orçamento estimado para realização é de 33 Milhões de Reais.

Agora com o projeto nas mãos do Governador, caberá o município acompanhar o trabalho dos Deputados para aprovação e posteriormente a iniciação desse histórico projeto.

Sobre o desenvolvimento do Projeto, o engenheiro Everton da empresa Oeste Engenharia relatou: com a chegada do BIM nas normativas exigidas pelo governo do estado do Paraná, bem como pelo governo federal, houve a necessidade de várias empresas se adequarem a esse novo jeito de fazer projeto que é o BIM. A nossa empresa desenvolveu o projeto 100% em BIM, desde o levantamento, que foi feito com laser scan devido a mata ser densa, e com o levantamento convencional, seria difícil precisar as cotas e alturas da superfície do solo e mesmo do pavimento. Bem como, fizemos todos os ensaios necessários para fazer o dimensionamento, hoje solicitado, fora isso, a questão de fazer um pavimento de acordo com o que se exige pelo DER/PR, a exigência não é simples e nem normal.

Sendo essa a rodovia mais movimentada do sudoeste do Paraná de acordo com o superintendente Sr. Roberto, foi feito todo um detalhamento e um estudo de tráfego, para verificar exatamente o trânsito que passa, fazendo a sua projeção para daqui a 10 anos, que seria o que a gente fala do dimensionamento, essa rodovia, ela foi feita dentre todos os padrões hoje exigidos tecnicamente pelo DER do Paraná.

Quais seriam as dificuldades hoje encontradas: uma topografia extremamente acidentada e um trecho da maioria da sua constituição geotécnica de rocha, isso na hora da execução vai resultar em várias detonações, o que gera uma complexidade executiva, então isso tudo teve que ser previsto, além do solo encontrado ser de baixa capacidade de suporte, exigindo recurso em alguns trechos.

Como são duas cidades que possuem gama grande de veículos pesados bem como de carros pequenos, não deixando desprezado os bairros água branca e o outro bairro ali na chegada em Marmeleiro, foi também dimensionado uma passarela, padrão DNIT, que atende plenamente todos os munícipes que queiram passar entre os dois bairros, substituindo a passarela existente e fazendo calçadas para o trânsito desses pedestres, na parte da área urbana de Marmeleiro. Também fizemos um retorno adequado próximo a fábrica da MTA, no qual todos os caminhões e carros pequenos podem fazer, coisa que hoje existente, não existia. Além de um outro retorno no meio do trecho para a entrada no bairro água branca e no final do trecho resolvendo aquela situação de acessos irregulares também.

Então dessa forma a gente conseguiu atender praticamente todas as questões técnicas envolvidas no projeto, além do dimensionamento correto e assertivo de todas as camadas de pavimentação e mesmo terraplanagem envolvidas nesse projeto.