Assinado Contrato de Serviço para Construção da Nova Ponte do Rio Santa Rita

Postado em: 16/10/2023

Na manhã desta segunda-feira, 16 de outubro de 2023, o Prefeito de Marmeleiro Paulo Jair Pilati assinou o contrato de execução de serviço para realização da Obra de construção da Ponte do Rio Santa Rita, localizada na Rua Antônio José Perin no Bairro Santa Rita.

No momento, estiveram presentes Gabriel Luis Fraporti engenheiro e proprietário da GLF Obras de Construção Civil, empresa que venceu a licitação, a engenheira civil da Prefeitura de Marmeleiro Cheila Beutler e o Diretor do Departamento de Urbanismo Everaldo Sobrinho de Oliveira.

A obra será iniciada nos próximos dias, primeiro com a demolição e remoção da antiga ponte para posteriormente iniciar construção da “nova ponte”, qual terá sua largura ampliada, na mesma dimensão da rua, com área para passagem de veículos e pedestres, com iluminação pública e mais capacidade de carga e segurança aos que trafegam por ela.

Logo após o ato de assinatura, o Prefeito Paulo gravou um vídeo para redes sociais informando a população da novidade, também pediu desculpas e agradeceu a população do Bairro Santa Rita pela espera, a qual foi justificada pela espera das licenças ambientais.

Lembrando que a ponte foi interditada no final de 2020, por apresentar um problema estrutural na cabeceira da ponte com risco de desabamento e desde então está bloqueada apenas para “passagem de veículos”.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

A contratação prevê a demolição da antiga ponte (interditada) e reconstrução da nova ponte em concreto armado.

O tabuleiro da ponte, após a conclusão, terá 14,2 m de largura e 10,7 m de comprimento, de forma esconsa.

As cabeceiras serão executadas através de blocos de coroamento apoiados sobre 35 estacas escavadas e concretadas no local, sendo que com as duas cabeceiras serão executadas no total 70 estacas. As estacas que compõem a fundação da ponte, terão aproximadamente 4 metros de profundidade.

A obra será executada com a utilização de 20 vigas pré-moldadas Tipo TB, padrão DER-PR. Após a conclusão dos serviços da mesoestrutura e a cura das vigas de travesseiro, as vigas pré-moldadas serão instaladas com o auxílio de um guindaste hidráulico.

Conforme o projeto estrutural, a ponte prevê capacidade de carga de 45 toneladas.

A pista de rolamento para os veículos terá largura de 8 metros. Além da pista para tráfego de veículos, a construção da nova ponte contemplará passeios nos dois lados, com largura de 1,70 metros. O espaço destinado aos pedestres possuirá corredores laterais protegidos com barreira de concreto do tipo New Jersey.

Após a execução do reaterro da ponte, deverá ser feita a recomposição do pavimento de concreto asfáltico e a ponte receberá, além da pintura de sinalização horizontal, a implantação de iluminação com 4 postes com lâmpadas de LED.