TEATRO MARCA MAIS AÇÕES DO MAIO AMARELO

Postado em: 30/05/2019

Esta semana o Demartran-Departamento de Trânsito de Marmeleiro deu continuidade as ações do Maio Amarelo. Dezenas de alunos das escolas municipais, particular e estadual do município  estão assistindo a  uma peça de teatro que fala sobre a consciência  dos motoristas no trânsito. Grupos de pacientes do CAPS AD III, e  estudantes de colégios estaduais também assistem as apresentações. São dois dias de exibições no Centro de Capacitação de Professores da Prefeitura, dias 29 e 30 de maio.

O teatro fala sobre a imprudência do motorista que acorda atrasado para trabalhar em uma cidade vizinha. Para não perder o horário ele acaba excedendo a velocidade máxima das vias e por não obedecer as sinalizações de trânsito, perde o controle do veículo em uma curva e acaba colidindo com um ônibus escolar que cai em uma ribanceira . O motorista do carro, assustado foge do local sem prestar socorro. Na história foram 6 vítimas fatais e 30 feridos. O cenário da peça ocorre dentro de um hospital e os atores chamam a atenção da plateia para o excesso de velocidade, a pressa no trânsito, a imprudência do motorista e principalmente as consequências para todos.

primeira etapa das ações do Maio Amarelo foi iniciada em março, com várias apresentações de teatro aos alunos da rede municipal, particular e estadual de ensino de Marmeleiro.  Depois, em um segundo momento, foi feita a divulgação de vídeos educativos nas redes sociais e a distribuição de cartilhas educativas para os alunos de 1º a 5º ano das escolas municipais, sobre os cuidados no trânsito.

O tema da Campanha Nacional este ano é: No Trânsito, o Sentido é a Vidae  para o próximo mês está prevista uma blitz educativa  no centro de Marmeleiro com a parceria  dos Departamentos de Educação e Cultura, Saúde, Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar

O Diretor do Demartan, Diogo Dechristan, observou que durante  as apresentações  as crianças reagiam com surpresa pelas consequências causadas com a história do acidente e muitos relatavam após  assistirem ao teatro que alguns familiares cometem imprudências  demostradas na peça.   “As crianças  são   nosso alvo desta campanha porque acreditamos que elas conseguem influenciar os pais e familiares para que  haja mais consciência no trânsito e também porque  sabemos que eles serão nossos futuros motoristas  mais conscientes”, observou Diogo Dechristan.