MARMELEIRO TERÁ SÁBADO DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

 

20/04/2018

 

A Campanha Nacional contra Influenza que começa oficialmente no dia 23, e encerra dia 01 junho, vai ser iniciada em Marmeleiro no próximo sábado, 21 de abril.

O Departamento de Saúde de Marmeleiro não registou nenhum caso de gripe este ano no município mas, a Diretora de Saúde, Simone Antes, explica que a intenção de  fazer o Dia D no sábado “é permitir que as pessoas que devem ser vacinadas  e não conseguem procurar as UBS durante a semana, tenham a oportunidade no feriado e além disso, queremos antecipar a vacinação devido aos casos já registrados  de gripe  na região”.

Para isso, as Unidades Básicas de Saúde  do CENTRO, SANTA RITA, ALTO SÃO MATEUS E BOM JESUS estarão abertas no sábado das 8h ao meio dia para  vacinação do público prioritário.  E durante a semana, o horário de vacinação nos postos será das 8h às 11h30, e à tarde das 13h às 17h na Sala de Vacina.

Fazem parte deste grupo as pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, professores na ativa e para as pessoas portadoras de doenças crônicas. É preciso comparecer na Unidade com um documento com foto e com a carteira de vacinas.

A Diretora Simone Antes, reforça que “a  vacina contra gripe é considerada segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, como internações ou mortes”.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Pessin, lembra que os vírus da gripe sobrevivem em diversas superfícies (madeira, aço e tecidos) por 8h a 48 horas. E a enfermeira faz outro alerta  que além da imunização, as pessoas devem ter hábitos que previnam a gripe como: lavagem das mãos com frequência, o uso de álcool gel para higiene das mãos; caso a pessoa se segurar em lugares públicos como maçanetas de portas, corrimãos, evite levar as mãos até os olhos, nariz e boca enquanto não puder fazer nova higienização; evitar ambientes aglomerados; cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar; manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas. Também é importante ter uma boa imunidade. Para isso deve procurar dormir bem, comer alimentos saudáveis e beber bastante água e evitar estresse e depressão.


MARMELEIRO TERÁ SÁBADO DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

 

Fotos:

 

Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.

Prefeitura Municipal de Marmeleiro

Avenida Macali, 255, Centro, Marmeleiro/PR CEP: 85615-000

(46)3525-8100