AÇÕES INTERATIVAS E SENSORIAIS MARCARAM A II FEIRA LITERÁRIA

 

26/04/2018

Na II Ferira Literária de Marmeleiro tudo foi pensado para que que as pessoas  vivenciem a interatividade através de  recursos visais e sensoriais que proporcionaram alegria e emoção às crianças e familiares que visitaram o local, além das apresentações artísticas, musicais, dramatizações  e shows de mágica.  A Feira foi realizada nos dias 24,25 e 26 de abril, no Centro Social da Igreja Matriz Santa Rita de Cassia, no centro da cidade.   

Ao todo,oito estandes foram montados pelas seis escolas e dois CMEIs do município que expuseram os trabalhos realizados com os alunos sobre   autores  da literatura.  

Durante a abertura do evento, o prefeito Jaimir Gomes parabenizou toda a equipe do Departamento de Educação pelo excelente trabalho. “Acreditamos que a leitura é algo muito especial e precisa ser desenvolvida principalmente com nossas crianças e este ano tem muita novidade”, comentou o prefeito.

A Diretora de Educação e Cultura, Marilce Bednarski ,também  ressaltou o empenho de todos os professores, alunos e coordenadores que   esbanjaram criatividade e ousadia nesta segunda edição da feira. “A Feira é organizada e coordenada pela chefe do Departamento de Cultura, Claudete Lanferdini, que com sua competência e dedicação, juntamente com toda a equipe do Departamento conseguiu trazer o melhor das escolas para mostrar à comunidade, valorizando assim a Educação Pública de Marmeleiro”.

Este ano, as turmas trabalharam com os autores: Monteiro Lobato, Hans Christian Andersen; Ruth Rocha, Cecília Meireles, Irmãos Grimm, Mary França, Eva Furnari e Ana Maria  Machado.

A coordenadora educacional, Sirlei Fachin Bernardi, explicou que “o objetivo  da Feira Literária é incentivar os alunos a gostarem de ler, a sentirem prazer em conhecer os autores e suas obras. O que nos deixa orgulhosos e muito felizes, e neste ano ainda mais, é  a criatividade dos diretores, coordenadores e professores das escolas e CMEIs. Os trabalhos realizados estão fabulosos, foram do simples ao mais admirável “.  Outro ponto forte da Feira, Sirlei destaca que “é o brilho nos olhos de nossos meninos e meninas, encantados com o mundo mágico da leitura”.

Os adultos ficam encantados mas a criançada,  mal entrava no salão e a euforia tomava conta.  Em um dos estandes, a escola montou um túnel de um trem onde cada vagão era demonstrado um capítulo de uma história. Outra experiência oferecida aos visitantes é um modelo de um pequeno balão em que as crianças podem  fazê-lo subir e descer; em outro ponto  o  a história fica registrada em fotos com estilo de personagens .

A professora Josane Hannerschmitdt, transformou as histórias de pescadores, estudadas em sala de aula,  em um jeito  estimulante para  a leitura. Na brincadeira de pescaria cada um pode pescar um peixe e  ler uma boa história.

A pequena Vitória, portadora de necessidades especiais entrou na brincadeira e  a professora de apoio, Grisela Baumgarert, interagiu  e leu para a aluna o que ela pescou.  A pequena Marina Bruski , de 7 anos, amou porque “eles escreveram uma história  de pescaria e ficou colada na barriga  do peixe , eu amei ler “.

Já o Murilo Cezar, aluno do professor  André de Freitas , comprou um livro sobre mágica e  entrou na brincadeira com os amigos  e dizia: “ agora sou mágico’.

Um universo de possibilidades que encanta a todos. A Jessica Santos não sabia que livro escolher  e dizia “ quando vejo  tantos livros  dá vontade de  comprar todos porque gosto muito de ler”.

A Salete Castoldi, avó do Vinicius, aproveitou o intervalo para visitar a feira e aprovou o trabalho porque “achei tudo muito bom, tem muita  coisa boa pra gente  ver”.  E o neto ficou feliz da vida porque no meio de tantos livros, encontrou o que tanto procurava.

Acompanhe as apresentações realizadas  durante a feira:

 

Abertura-24/04-

“Musical do Sítio do Pica Pau Amarelo”- Escola Rural Municipal Novo Progresso

“Os meus personagens inesquecíveis de Han Christian Andersen”- Escola Rural Municipal Souza Naves

Dia 24/04 à noite :

“ Lá vem a macacada”- CMEI Regina Verônica Muller

“De frente com Cecília”- dramatização pela  Escola Municipal São Judas Tadeu

“Convenção das Bruxas” – Escola Municipal Dom Pedro I

 

Dia 25/04- à noite-

Contação de História com Sirlei Fachin Bernardi-coordenadora Educacional e especialista em Contação

“João e Maria”- dramatização-CMEI-Hilda Berlato Vivan

“ Sapato Novo”- Escola Municipal Padre Afonso

“Era uma  vez uma Festa”- Escola Municipal Perseverança.

 

Dia 26/04- até ao meio dia

Visitação ao público

AÇÕES INTERATIVAS E SENSORIAIS MARCARAM A II FEIRA LITERÁRIA

 

 

Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.

Prefeitura Municipal de Marmeleiro

Avenida Macali, 255, Centro, Marmeleiro/PR CEP: 85615-000

(46)3525-8100