PALESTRA SOBRE ‘ABRIL VERDE’ REVELA ALTO ÍNDICE DE ACIDENTES DE TRABALHO NA CIDADE

 

04/05/2018

 

MARMELEIRO

PALESTRA SOBRE ‘ABRIL VERDE’ REVELA  ALTO ÍNDICE DE ACIDENTES DE TRABALHO NA CIDADE

 

O Dia 28 de Abril é comemorado o Dia Mundial em Memória às vítimas de acidente de trabalho – o Abril Verde. E em Marmeleiro, os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias participaram, na última sexta-feira, 27, de uma palestra sobre o assunto com representantes da Vigilância Sanitária, a Taisa Zoehler Padilha, especialista em vigilância sanitária e Daiana C. de Lima Israel, inspetora sanitária.


 “O nosso objetivo é fortalecer as ações de prevenção aos acidentes de trabalho e orientar sobre as notificações. Em muitos casos ocorrem as subnotificações ou seja , deixam de ser informados os acidentes e por isso, não são investigados e o risco de uma reincidência é ainda maior”, explicou Taisa.

O último levantamento divulgado pela Organização Internacional do Trabalho-OIT, em 2013, coloca o Brasil em 4º lugar no ranking mundial de Acidentes de Trabalho, atrás apenas da China, da Índia e da Indonésia. 

Em Marmeleiro os casos preocupam. Em 2017, durante todo o ano foram registrados 16 acidentes graves, e este ano, de janeiro a abril, já foram notificados à vigilância em Saúde, 8 graves acidentes. “O que percebemos é que os acidentes ocorrem por falta  de treinamento para a função, o mau uso do EPI-Equipamentos de Proteção Individual, a ausência dele ou ainda devido a utilização de máquinas sem proteção adequada”, alerta Taisa. E insiste que “precisamos intensificar nossas ações de prevenção e alertar para que as empresas ou as que iniciam novo empreendimento estejam agindo com planejamento e conhecimento de riscos existentes  no ambiente de trabalho para que possamos evitar esses acidentes”.  



PALESTRA SOBRE ‘ABRIL VERDE’ REVELA  ALTO ÍNDICE DE ACIDENTES DE TRABALHO NA CIDADE

 

Fotos:

 

Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.

Prefeitura Municipal de Marmeleiro

Avenida Macali, 255, Centro, Marmeleiro/PR CEP: 85615-000

(46)3525-8100