SEMANA DE PROVA PARANÁ NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

10/06/2019

O Departamento de Educação de Marmeleiro acompanha a aplicação das, provas diagnósticas da Prova Paraná, que está sendo realizada,  de 11 a 14 de junho, para os 5ºs e 2ºs anos das escolas municipais.

Essas provas acontecem em todos os municípios do estado do Paraná. São uma proposta da SEED-Secretaria Estadual de Educação e tem o objetivo de fornecer informações sobre o nível de apropriação dos conhecimentos dos estudantes em relação aos conteúdos e habilidades considerados essenciais para aquela etapa de ensino.

A coordenadora Educacional do Departamento de Educação de Marmeleiro, Sirlei Fachin Bernardi, explica que “a partir dos resultados, professores, equipe pedagógica, equipe gestora, NRE e SEED podem definir ações e estratégias para atender as fragilidades apontadas pelo processo diagnóstico”.

A segunda aplicação da Prova Paraná

Na 1ª edição, realizada no mês de março de 2019, destaca-se a participação expressiva das escolas da rede estadual e municipal de ensino e o comprometimento das escolas com este processo avaliativo, de forma a incorporar, de maneira positiva, essa ação ao cotidiano da escola.

Assim, “o objetivo dessa 2ª edição é aprimorar a análise sobre o processo de ensino e aprendizagem, tornando mais eficaz o redirecionamento de ações voltadas a uma aprendizagem efetiva dos estudantes”, comentou Sirlei.  E lembrou que para os 2ºs anos, será a primeira edição da Avaliação da Fluência em Leitura e sua aplicação será realizada no período de 11 a 14 de junho 2019.  “É fundamental que o trabalho de sensibilização dos estudantes e da comunidade escolar, continue sendo desenvolvido, estimulando participação com responsabilidade; apenas assim, esta avaliação terá a continuidade necessária para garantir o direito que todo cidadão tem de aprender”, concluiu Sirlei Bernardi.

SEMANA DE PROVA PARANÁ NAS ESCOLAS MUNICIPAIS