MEIO AMBIENTE RECEBEU PROJETO DO RIO AO RIO DA SANEPAR EM MARMELEIRO

 

10/09/2019

O Ônibus ECOEXPRESSO SANEPAR: Projeto do Rio ao Rio, ficou na Praça Central de Marmeleiro por dois dias, 02 e 03 de setembro, e nesse período, os visitantes puderam conhecer, de forma clara e lúdica, com uma grande maquete, como a Sanepar realiza o tratamento da água, o tratamento de esgoto e os cuidados com resíduos sólidos.  A equipe também distribuiu material educativo aos visitantes do projeto. Ao todo circularam pelo projeto 278 alunos de escolas de Marmeleiro, usuários do CAPS AD III, e comunidade.

A Giovana Koraleski, 10 anos, é aluna do Colégio Pe. Afonso, e veio junto com a turma da escola. Para ela e os amigos, a visita foi muito interessante. “Achei bem legal porque com a maquete e as instruções aprendi sobre como é feito o tratamento da água e vou ficar mais atenta ao meio ambiente”, avaliou.

O pequeno João Vitor Gomes da Rosa, também aprovou o projeto e “achei bem legal que a Sanepar tem todo esse cuidado com a nossa água e é muito importante que a gente também cuide melhor do meio ambiente”.

O Diretor de Meio Ambiente, Andrei de Oliveira, avaliou que “o Projeto Ecoexpresso é de grande importância pois, demonstra de forma lúdica, o trabalho exercido pela Sanepar, a expressão rio ao rio, mostra através na maquete o uso do sistema da Sanepar de coleta e tratamento da água que nós usamos, por fim, podemos destacar que se faz necessário a conscientização ao consumir água em nosso dia a dia".

A ação do Projeto do Rio ao Rio complementa o trabalho que a Sanepar esta desenvolvendo em Marmeleiro de orientar os moradores sobre a interligação de esgoto no município por isso equipe  contratadas pela empresa estão  visitando os imóveis  no Centro e no Bairro Santa Rita.

O gerente regional da Sanepar em Francisco Beltrão, Ativo Miguel Beier, destaca que o esgoto doméstico coletado e tratado evita doenças, despolui o solo e a água. “É um investimento público em saúde e qualidade de vida que todos têm direito. Cabe a cada morador fazer a interligação da sua casa corretamente na rede da Sanepar, para contribuir com o meio ambiente”, afirma o gerente.


Interligação de esgoto em Marmeleiro

A Sanepar iniciou, na semana passada, o trabalho de orientação técnica aos moradores de 711 imóveis em Marmeleiro. O objetivo é mostrar como deve ser feita a interligação do imóvel ao sistema de esgotamento sanitário, falar sobre os cuidados com a rede pública e com a rede interna do imóvel e sobre a necessidade de se proteger e preservar os recursos hídricos de possível contaminação por despejo inadequado do esgoto.

Depois dessa, serão feitas mais duas visitas. A primeira, dentro de 30 dias, será para confirmar se as instalações hidrossanitárias foram executadas de forma correta e se o esgoto está sendo lançado na tubulação do sistema coletor. Durante essa vistoria, que é feita internamente, além de verificar a situação da caixa de gordura, os técnicos vão adicionar corantes em vasos sanitários, pias, tanques e ralos para identificar o destino do esgoto e da água de chuva.

E, dentro de 60 dias, as equipes vão retornar para fazer uma segunda verificação, caso tenha sido apontada alguma irregularidade na ligação ou necessidade de adequação.

Para segurança dos moradores, as equipes da empresa Ecoworks, contratada para esse trabalho, utilizam coletes e crachás de identificação, com a identificação de prestador de serviço para a Sanepar. Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115 ou pelo site www.sanepar.com.br.


ORIENTAÇÕES – As principais informações repassadas aos moradores são sobre como interligar o imóvel na rede da Sanepar, o que pode e o que não pode ser lançado na rede, a necessidade de instalação da caixa de gordura nas saídas das pias de cozinha e a importância de se fazer limpeza periódica da caixa de gordura, destinando os resíduos para a coleta do lixo comum do município de Marmeleiro.

As equipes orientam, ainda, que a água de chuva deve ser destinada à galeria pluvial/boca de lobo ou ser lançada no terreno – nunca na rede de esgoto –, e que os ralos de tanques, canis ou os que estão a céu aberto precisam de cuidados para não captar a água da chuva e lançar na rede pública de esgoto.




MEIO AMBIENTE RECEBEU PROJETO DO RIO AO RIO DA SANEPAR EM MARMELEIRO

 

Fotos:

 

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.

Prefeitura Municipal de Marmeleiro

Avenida Macali, 255, Centro, Marmeleiro/PR CEP: 85615-000

(46)3525-8100